domingo, 12 de julho de 2015

RARIDADE, DE ANDERSON FREIRE



por Helbert Souza

Foi em 2013 que o cantor gospel Anderson Freire lançou, pela gravadora MK, o seu segundo álbum de estúdio: “Raridade”. Ainda hoje, nas rádios e igrejas evangélicas, a música continua tocando com muita frequência.
Um leitor do Matérias de Teologia perguntou-nos se há equívocos teológicos nessa música. Antes de responder, é necessário esclarecer pelo menos três pontos. Parecem óbvios, mas não poucos simpatizantes da música indagariam:

1º Mas... a melodia da música não é ruim.
Não estamos analisando a estética da música, e sim o conteúdo de sua letra.

2º Mas... ele compôs este louvor para adorar a Deus.
Não estamos afirmando que o compositor não intencionava adorar a Deus com a sua canção, porém nossas boas intenções não nos isentam de falácias.

3º Mas... ele é um homem de Deus
Não estamos julgando o caráter de sua pessoa, mas sim a sua composição, no que diz respeito ao aspecto doutrinário.

Existem inúmeros equívocos, mas primeiro, claro, vamos à letra, à sua transcrição - embora deva ser conhecida da maioria de nossos leitores:

Posted: 04 Jul 2015 06:18 AM PDT
RARIDADE DE ANDERSON FREIRE - ERROS TEOLÓGICOS

Foi em 2013 que cantor gospel Anderson Freire lançou pela gravadora MK o seu segundo álbum de estúdio: “Raridade”. Ainda hoje, nas rádios e igrejas evangélicas, a música continua tocando com muita frequência.
Um leitor do Matérias de Teologia perguntou-nos se há equívocos teológicos nesta música. Antes de responder, é necessário esclarecer pelo menos três pontos. Parecem óbvios, mas não poucos simpatizantes da música indagariam:

1º Mas... a melodia da música não é ruim.
Não estamos analisando a estética da música e sim o conteúdo de sua letra.

2º Mas... ele compôs este louvor para adorar a Deus.
Não estamos afirmando que o compositor não intencionava adorar a Deus com a sua canção, porém nossas boas intenções não nos isentam de falácias.

3º Mas... ele é um homem de Deus
Não estamos julgando o caráter de sua pessoa e sim a sua obra, no que diz respeito ao aspecto doutrinário.

Primeiro, claro, vamos à letra, à sua transcrição - embora deva ser conhecida da maioria de nossos leitores:

Raridade - Anderson Freire

Não consigo ir além do teu olhar
Tudo o que eu consigo é imaginar
A riqueza que existe dentro de você
O ouro eu consigo só admirar
Mas te olhando eu posso a Deus adorar
Sua alma é um bem que nunca envelhecerá

O pecado não consegue esconder
A marca de Jesus que existe em você
O que você fez ou deixou de fazer
Não mudou o início, Deus escolheu você
Sua raridade não está naquilo que você possui
Ou que sabe fazer
Isso é mistério de Deus com você

Você é um espelho que reflete a imagem do Senhor
Não chore se o mundo ainda não notou
Já é o bastante Deus reconhecer o seu valor
Você é precioso, mais raro que o ouro puro de Ofir
Se você desistiu, Deus não vai desistir
Ele está aqui pra te levantar se o mundo te fizer cair

Não é possível comentar cada frase da canção neste artigo, vamos, portanto, citar os pontos que consideramos importantes para análise em cada estrofe.

Já na segundo linha, o homem é descrito de forma bastante diferente do que a Bíblia nos ensina:

- vamos supor que se trate do ímpio

" [...] tudo que eu consigo é imaginar a riqueza que existe dentro de você [...]"

Péssima imaginação! (já explico o porquê)

Além do mais o cristão não deve “imaginar” novas verdades, ele precisa “aprender” a antiga verdade de Deus, a Sua Palavra.
Se é para ter uma imaginação bíblica, então, toque a música:

" [...] tudo que eu consigo é imaginar a riqueza que existe dentro de você [...]"
" os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias”. 

Mateus 15:19
NVI - Biblia Online

Riqueza? Só se for de perversidades!

Romanos 3:9-18 mostra que o homem natural está debaixo do pecado. Que não há nenhum justo, nem um sequer, não há que entenda, não há quem busque, todos tonara-se inúteis. Não há ninguém que faça o bem; mostra-nos diz que a garganta do descrente é como sepulcro aberto; que há veneno em seus lábios, maldição, amargura. Que são ágeis em derramar sangue, que desconhecem o caminho da paz, não temem a Deus.
São apenas dois exemplos, existem muitos outros textos na Escritura que nos mostram a condição do homem irregenerado.

- Supondo, agora, que se trate do crente:

A Bíblia nos ensina em 2 Coríntios 4:6 e 7 que Deus disse: "Das trevas resplandeça a luz" e Ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo, mas temos esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não nossa.
Não haveria motivos para enaltecer a figura humana. Foi Deus que fez resplandecer, em nós, a Sua luz. Foi Ele que brilhou em nossos corações; que revelou a sua glória em Cristo. Somos apenas vasos de barro.
Mas vamos tentar ver este primeiro refrão com bons olhos e acreditar que se refere aos crentes e que a ideia é:

ao olhar para um cristão genuíno, vejo nele o reflexo de Deus, observo a bela obra que Deus fez em sua vida, moldando-o à sua imagem, sou deste modo levado a adorar a Deus.”

Isto justificaria a primeira estrofe, mas a colocaria em franca contradição com a segunda, que traz a ideia de um homem ainda em pecado. Aliás, esta segunda parte é bastante confusa, parece iniciar falando sobre um ímpio e terminar falando de um cristão.

"O pecado não consegue esconder a marca de Jesus que existe em você...

Considerando que “a marca de Jesus” que existe no homem é o fato de ele refletir a imagem de Deus, o pecado não aniquilou esta imagem de Deus no homem, mas com certeza a distorceu, deformou-a. O homem natural é a imagem do primeiro Adão e não do Segundo Adão (Cristo). Ele esconde-se de Deus, é hostil ao seu próprio Criador, vive em rebelião, tem parceria com a Serpente para tentar, por seus próprios esforços, ser igual a Deus.

Segundo equívoco:

"Sua raridade não está naquilo que você possui ou que sabe fazer...”

Raridade é a qualidade de algo que é raro. O termo “raro”, segundo o dicionário pode significar:
1. Que não é comum 
2.Que não é abundante 
3.Que não é frequente.

Será que, individualmente, somos tão raros assim, enquanto imagem de Deus?
É óbvio que Deus também nos enxerga de forma particular, mas não existem tantos outros servos de Deus que O espelharam, tanto na Bíblia, como na história?

Milhares de cristãos já morreram imitando a Cristo, o qual voluntariamente se entregou em nosso favor, e mesmo isso não faz os mártires mais especiais para Deus do que nós.

Se alguém é especialmente a imagem de Deus, este alguém é Cristo:
Colossenses 1:15 - “O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação”

O dicionário continua a sua definição:

4. Que tem muito mérito
5. Extraordinário; pouco espesso; pouco denso
6. Excêntrico; extravagante.

Dicionário Online Priberam  (www.priberam.pt)
Se este é o sentido imaginado pelo compositor, pior ainda, pois novamente, além do pensamento ser antropocêntrico, é contraditório. É no mínimo uma tentativa – a essa altura, tardia e ineficaz - de demonstrar que Deus tem alguma glória nisso.
Se a raridade (ou seja, o mérito) não está nas posses nem nas obras, deveria estar em Deus (Efésios 2.8), mas certamente este não tem sido o foco da canção ou o caminho para qual ela tem se dirigido.

O termo “raro” aparece novamente no antepenúltimo verso

Você é precioso, mais raro que o ouro puro de Ofir

Aqui é uma clara menção ao texto de Isaías 13.12:

“Farei que o homem seja mais precioso do que o ouro puro, e mais raro do que o ouro fino de Ofir.”
Biblia Online, versão ACRF

O detalhe (detalhe ??) é que o texto está falando de juízo e destruição, mostrando que quando Deus manifestar o seu juízo, serão tantos os mortos, que os homens serão tão raros na terra quanto é o ouro de Ofir (o ouro de Ofir era difícil de ser encontrado). Basta ler todo o Capítulo 13.
E chegamos ao refrão. Infelizmente a situação não muda, mas até piora. O tom de autoajuda é excessivo.
"Você é um espelho que reflete a imagem do Senhor.
Não chore se o mundo ainda não notou.
Já é o bastante Deus reconhecer o seu valor"

Aqui fica claro, que o objetivo da música parece ser acariciar o ego do homem, levá-lo a buscar reconhecimento. “Se não der para alcançá-lo no mundo, encontre-o em Deus. O que importa é alguém reconhecer o seu valor.”

Além do mais, como assim, o mundo não notou que você é a imagem do Senhor?
Veja o que a Bíblia diz em Mateus 5:14-16
"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.
Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus".
NVI - Biblia Online

O mundo precisa ver a nossa luz, notar que somos diferentes, pois a imagem de Deus foi restaurada em nós, necessita ver as nossas obras (Tiago 2.18) e glorificar a Deus.
As pessoas precisam reconhecer Cristo em nós (Gálatas 2:20)
Precisam ver o fruto do Espírito (Gálatas 5.22)
Quando a igreja é diferente do mundo, quando ela é sal e luz, não é possível não ser notada.
Quando ela vive de forma santa, não passa desapercebida pelo mundo.
Não recebe títulos, reconhecimentos humanos, troféus do mundo, mas é perseguida por ele. E isto será grande honra.

“Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.
Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês.
Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês". (Mateus 5:10-12)
NVI - Biblia Online

Quanto à igreja evangélica brasileira:

Será que se a igreja fosse mais santa, ela seria mais perseguida? Ou será que se a igreja fosse mais perseguida, ela seria mais santa?

Enfim, creio que a música “Raridade” reflete um antropocentrismo exagerado; má interpretação bíblica; a figura de Deus como empregado do homem e não como Senhor, um psicólogo que oferece autoajuda e não a ajuda do alto.

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